Especial

462 anos de São Paulo e o cinema

o-ano-em-que-meus-pais-sairam-de-ferias-michael-josias-citacoes-cinefilas

São Paulo comemora 462 anos. E são 462 anos de beleza, de arquitetura, de miscigenação, de uma cidade que não para, e quando consegue parar e apreciar, percebe como a sua cidade é bela. Sem o cinza mascarado da rotina, a cidade é toda musicalizada, gastronomizada e pura elegância. No cinema, a nossa vizinha carioca aparece mais frequentemente em nossas telas, mas a capital Paulista também possui os seus prazeres e foi palco de muitos filmes. Então, a melhor forma que encontramos de dizer parabéns, foi através do cinema.

São Paulo: A Sinfonia da Metrópole , 1929
Quer conhecer um pouco da cidade nos anos 20? São Paulo: A Sinfonia de Metrópole é uma visita a urbanização, monumentos públicos, industrialização, expansão do café e cotidiano. Um documentário de 90 minutos de Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig, baseado no clássico Berlim – sinfonia da cidade. Vale a pena conferir para acompanhar o início da urbanização Paulista, suas vestimentas, transporte, arquitetura e uma cultura que hoje parece tão distante, mas que é tão próxima.

Confira aqui São Paulo: A Sinfonia da Metrópole completo

Bem-vindo a São Paulo, 2007
Com narração de Caetano Veloso é impossível não se lembrar do trecho: “alguma coisa acontece no meu coração, só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João…”
Ele vai nos mostrar todo o dinamismo incessante da cidade, a sua mistura de raças, povos e crenças. Pelos olhos de um bahiano, que foi conquistado pela cidade, assim como tantos imigrantes de todas as partes do Brasil, que aqui chamaram de lar.

Confira o trailer:


O Sonho de São Paulo, 2005
São Paulo é um sonho para muitos que a almejam de longe. Suas chances de fazer história, fama e dinheiro. São Paulo é uma metrópole que produz esperança, principalmente para muitos nordestinos que aqui vieram buscar trabalho e uma vida melhor. Dirigido por Jean-Pierre Duret e Andréa Santana, São Paulo é visto por nordestinos como Eldorado, que sabe que nada é fácil na cidade grande, mas São Paulo é um grande sonho e que vale a pena tentar.

Confira o trailer:



Linha de Passe, 2008
O sonho de jogar futebol faz parte de todo garoto brasileiro. Ser um Ronaldo, Neymar e porque não Pelé, faz com que a vida gire em torno de um sonho de fama, ser reconhecido através do talento com os pés. Dirigido por Daniela Thomas e Walter Salles conta a história de Reginaldo (Kaique de Jesus Santos), um jovem que procura seu pai obsessivamente. De Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol, mas, aos 18 anos, vê a ideia cada vez mais distante. Do garoto Dinho (José Geraldo Rodrigues) que dedica-se à religião e Dênis (João Baldasserini) que enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro irmãos irão ter que lidar com as transformações religiosas pelo qual o Brasil passa e a inserção no meio do futebol.

Assista aqui a Linha de Passe completo:

 

Ensaio Sobre a Cegueira, 2008
Baseado na obra de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira escolheu São Paulo para ser o palco da trama. Dirigido por Fernando Meirelles conta como uma epidemia da cegueira afetaria o mundo.

Confira o trailer:

 

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 2006
Se você ainda não assistiu a esse filme, deveria. Ele é cheio de simbologias visto aos olhos de uma criança, que meio a uma cenário caótico, tenta ver o lado bom das coisas. Dirigido por Cao Hamburguer (Xingu), acompanha o garoto Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos de idade e que adora jogar futebol de botão. O cenário, 1970, ditadura militar. Sem entender muito bem o contexto, apenas se vê perdido por seus pais terem saído de férias inesperadamente, mas na verdade eles eram fugitivos por terem ideias de esquerda. Mauro tem que lidar com sua nova realidade e a nova realidade do país, que mesmo sem ter compreensão clara, o afeta, isso tudo enquanto acompanha o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Confira aqui O Ano em meus Meus Pais Saíram de Férias completo:

 

 

Posts Relacionados