Seriemaniacos

Crítica – 13 Reasons Why – 2ª Temporada

Apesar das diversas “reclamações” em torno de 13 Reasons Why, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada. Mas será que havia “pano para manga” para isso ou seria apenas uma ilusão e certa ganância dos produtores de continuar algo que não apresentava mais rumos para serem seguidos?

Na primeira temporada um dos grandes assuntos em discussão era a falta de sensibilidade do conteúdo apresentado, alegando que não havia preocupação com aqueles que recebiam a mensagem, inclusive de adolescentes depressivos. Eu, particularmente, achei um grande exagero e até enxerguei a mensagem de uma outra forma daquela que foi digerida pelo público em geral. Mas a questão é que isso foi levado (muito) a sério de diversas formas. 

Primeiro que ao final de cada episódio há um endereço de acesso a um site de ajuda e apoio a jovens depressivos e que estão com pensamentos suicidas, além de alertas de conteúdo de ficção quando a percepção era de um assunto mais delicado. Um cuidado válido e importante. Mas a dinâmica da série se perde como um todo. A ausência de ações e a construção de 12 episódios bastante medianos e o episódio final, 13, que poderia ser o grande ápice da temporada, parece está envolto de medo de ir adiante e cair novamente em constantes polêmicas, porque se trata de um assunto – infelizmente – ainda bastante corriqueiro dos EUA e que precisava ser trazido para discussão. 

A primeira temporada, mesmo que você não ache brilhante, ela possui um final bem amarrado e sem pontas soltas. Convincente. E desculpe te decepcionar, nem acredito que isso seja um imenso spolier, apenas uma alerta mesmo para você decidir se quer seguir assistindo a série: A Hannah Baker continua mesmo morta, a teoria caiu abaixo. Por isso que, se não fosse isso o que poderia ser? São 13 episódios tentando encontrar justificativas para o porquê ela se matou. Se ela estava certa ou não. Se ela era essa “boa moça” como pintada. Mas, na verdade isso não importava mais. 

E ainda para dar vazão a isso tudo há a aparição de personagens completamente vazios que não justificam nenhuma de suas ações e estão ali para dar um elo, mas que torna-se um grande nada. E tudo toma proporções ainda mais teen, deixando a série ainda mais infantilizada. Alguns justificaram isso como um direcionamento para o público-alvo. Mas, como podemos dizer que é uma série voltada para adolescente quando temos um cara que senta em sua poltrona no meio da tarde e toma um whisky?!

Logo, levanta-se a questão de que as vezes é inteligente saber quando parar. Nem sempre há a necessidade de dar continuidade em um assunto, assim como foi com 13 Reasons Why. Mas, independente disso, a série sempre terá um público cativo e presente e que já deve estar ansioso para uma terceira temporada. Aparentemente a Netflix está pensando nisso. A grande questão é: “o que se baseará essa terceira temporada”? 

 

Ficha Técnica – 13 Reasons Why – 2ª Temporada

Título Original:  13 Reasons Why (Season 2) (Original)
Ano: 2018
Direção: Eliza Hittman Gregg Araki Jessica Yu Karen MoncrieffKat Candler Kyle Patrick Alvarez Michael J. Morris
Estreia no Brasil: 18 de Maio de 2018
Duração: 750 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama Mistério
País de Origem: EUA 

 

 

Posts Relacionados