Cinema Nacional Críticas

Resenha | Aquarius, um filme sobre resistência social

Aquarius é mais um filme de resistência social que mostra a face escondida pela visão diretor  Kleber Mendonça Filho. Sempre ao tratar de temas bastante corriqueiros em nosso país, mas que pouco discutimos ou escondemos por ser cômodo a maioria, como é o caso da especulação imobiliária desenfreada.

Os acertos em Aquarius são diversos, começando pelo retorno da consagrada atriz Sônia Braga (que interpreta Clara) e que absorve tão brevemente a essência do filme, as suas nuances, que traz leveza e elegância a um assunto tão denso.

aquarius

Falar sobre a divisão social no nosso país nunca foi e nunca será fácil. Ainda mais por ela ser tão mascarada. Em cenas um tanto poéticas, Kleber Mendonça traz isso de forma sutil. Como a cena em que Clara (Sônia Braga), juntamente a seu sobrinho (Pedro Queiroz) e a namoradinha carioca, passeiam pela Praia “rica” de Recife e diz que o que divide o lado pobre do lado rico é simplesmente um córrego. A paisagem logo se altera, confrontando o singelo do sobrado que se prepara para um churrasco e as belas coberturas de um apartamento por andar. 

Falemos assim então um pouco mais de Clara, que é quem dá voz a trama. Uma mulher de 66 anos, que confronta uma grande construtora em busca de seu direito de permanecer em seu lar, onde mora a mais de 40 anos, resistindo a construção de um condomínio de alto luxo no local.

aquarius-sonia-braga

Retrato cada mais vez mais comum. Lares enraizados dando espaço a condomínios de alto luxo, que se paga caro por um conforto ilusório. Por um lazer enjaulado. Você tem academia, cinema, quadras de esporte e fica preso dentro de alguns metros quadrados sem ter contato com o mundo externo. Talvez a definição de conforto e bem-estar esteja um pouco alterada.

Isso tudo o filme traz de uma forma tão bela e leve, que seus quase 3h de filme (142 minutos) não chegam a ser um incomodo. Os seus espaços preenchidos por completo silêncio são o que mais me tocaram. O espaço fica aberto para que você o sinta, sem precisar de muito esclarecimento.

aquarius-sonia-braga2

O amor. A poesia. A música. A beleza. O olhar. O sentir. Aquarius é um filme sinestésico. Você o sente com todos os orifícios de seu corpo e sai de lá querendo imaginá-lo, tê-lo por perto. Revisita-lo em um dia qualquer. É fácil imaginar nele um desejo de quem quer preservar os sonhos e nos faz também querer ser Clara.

Ficha Técnica Aquarius:

Título Original: Aquarius Título Brasil: Aquarius Gênero: Drama Direção: Kleber Mendonça Filho Roteiro: Kleber Mendonça Filho Elenco: Buda Lira, Carla Ribas, Daniel Porpino, Fernando Teixeira, Humberto Carrão, Irandhir Santos, Julia Bernat, Maeve Jinkings, Paula De Renor, Pedro Queiroz, Rubens Santos, Sonia Braga, Thaia Perez Produção: Emilie Lesclaux, Michel Merkt, Saïd Ben Saïd Fotografia: Fabrício Tadeu, Pedro Sotero Duração: 142 min. Ano: 2016 País: Brasil / França Cor: Colorido Estreia: 01/09/2016 (Brasil) Distribuidora: Vitrine Filmes Estúdio: Cinemascópio Produções / SBS Productions

Posts Relacionados