Resenhas

Resenha I Spotlight – Segredos Revelados

O assunto do momento é Oscar 2016 e na seleção de filme indicados, a sua maioria enchem os olhos pelos seus efeitos especiais e fotografias esplêndidas, Spotlight: Segredos Revelados vem na contramão, com uma história baseada em fatos reais e uma interessante crítica a forma de se fazer jornalismo atualmente e principalmente a mídia sensacionalista.

Ele é dirigido por Tom McCarthy, e no elenco Michael Keaton, Mark Ruffalo, Stanley Tucci e Rachel McAdams. O filme está concorrendo a seis categorias no Oscar 2016: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor montagem, melhor atriz coadjuvante (Rachel McAdams), melhor ator coadjuvante (Mark Ruffalo).

spotlight-elenco-mark-ruffalo

Mas o que faz Spotlight ser um filme tão bom?

Ele irá contar a verdadeira e fascinante história de investigação do Jornal Boston Globe a instituição católica. Um aplicado grupo de jornalistas dedicam dias e noites para revelar os abusos a crianças pela instituição católica. O que começa na região de Boston, expande-se para outros estados dos EUA, relevando os abusos de cargos mais baixos, até cargos mais altos, o que revela um círculo de corrupção muito maior do que se imaginava inicialmente.

A investigação se dá de forma bastante intensa pelo grupo e o elenco se empenha e se entrega intensamente, levando você junto a desvendar os mistérios e jogos de interesses em meio a investigação. O aprofundamento em se buscar a verdade é a maior crítica ao tipo de jornalismo atual que se tem praticado. Claro que isso não intitula a classe de jornalistas como um todo, mas a sua grande maioria contentam-se com a informações superficiais ou até mesmo criam mudanças no rumo dos fatos, pegando o caminho mais curto da notícia.

Sem contar a falta de conteúdo que se tem caracterizado. Notícias como: ‘Caetano estaciona no Leblon’ e ‘José de Abreu espreguiça-se no aeroporto’, nos leva a questionar que tipo de informação estamos recebendo e qual o nível de credibilidade que elas possuem. Nesse sentido, Spotlight é um presente.

Ficha Técnica:
Título Original: Spotlight
Ano Produção: 2015
Direção: Tom McCarthy
Estreia: 7 de Janeiro 2016
Duração: 128 minutos
Gênero: Biografia Drama História
País: EUA

Confira o trailer:

Posts Relacionados