Críticas Especial

Yorgos Lanthimos e a tendência ao Blockbuster

A Favorita é o tipo de filme que Hollywood adora, não para menos ele obteve dez indicações ao Oscar 2019. Grandes alegorias, atuações marcantes, cenários deslumbrantes e muito muito excesso. Parece que foi feito sob padrão para a academia babar e premiar e isso é zero a cara de Yorgos Lanthimos. Talvez ele tenha também se rendido as graças do tapete vermelho.

Não seria a primeira vez que um renomado diretor teria feito um filme aos moldes de Hollywood. Em 2016 o diretor Alejandro González Iñárritu levou para casa três estatuetas com o filme ‘O Regresso’, que particularmente é um filme lindo e fim, com um roteiro vazio de um cara fugindo durante três arrastadas horas de um urso. Sorte do Leonardo DiCaprio e dos criadores de memes, o galã enfim, depois de muito labutar ganhou o seu lugar ao sol na escala da fama do cinema.

Ao ver ‘A Favorita’ não dizemos ser do mesmo diretor que fez ‘The Lobster’ ou ‘Dente Canino’. Há tanta simplicidade contida em tanta informação nesses dois filmes que é clara uma identidade do diretor. Ao vermos o seu novo filme, e não me entenda mal, ele é realmente bom, e somente bom. Uma novela cara que se passa em uma tela grande que poderia ser de qualquer diretor que não fosse Lanthimos.

O diretor foi vendido a indústria cinematográfica americana. Mas claro que há o direito de mudar de rumo e também o espaço para a crítica. Em partes fica agora um imenso vazio de expectativas de não saber o que virá. Em contrapartida, os amantes de blockbuster adoraram a notoriedade do diretor e seguirão ansiosos. É impossível agradar a todos. Então, é preciso fazer escolhas.

Filmografia de Yorgos Lanthimos

  • Kinetta (2005)
  • Kynodontas (2009)
  • Attenberg (2010)
  • Alpeis (2011)
  • The Lobster (2015)
  • The Killing of a Sacred Deer (2017)
  • The Favourite (2018)

Posts Relacionados